segunda-feira, 25 de maio de 2009

Femmes du monde.

Foto: Sabella.
.
Para comemorar o ano da França no Brasil, as mulheres ocupam toda a Oca, no Ibirapuera, em São Paulo, em uma exposição do artista francês Titouan Lamazou.
.
O artista francês coletou, durante sete anos, imagens de mais de 200 mulheres em 15 regiões do planeta, entre elas estão 19 brasileiras. Que resultou na mostra intitulada Femmes du Monde (Mulheres do Planeta), apresentada com uma seleção de retratos (em fotografias, pinturas, desenhos e vídeos) e depoimentos (pelas palavras das mulheres, recolhidas por meio de questionário, e de textos do artista) que totalizam 3 mil peças.
.
Nas várias imagens de Titouan, estão estampadas todas as nuances da feminilidade em diferentes etnias, classes, culturas, idades, profissões e estilos de vida. Identificadas apenas com o primeiro nome e localidade. Sem hierarquias e diferenças. Colocadas lado a lado.
.
O desejo do francês era testemunhar as preocupações comuns à humanidade, claramente expressas nas figuras femininas. Para ele, o destino que têm as mulheres é muito representativo da evolução de nossas sociedades dirigidas por homens.

.Foto: Dercy
.
"As mulheres são o próprio mundo" - Titouan Lamazou.
.
Lamazou também criou uma ONG, Lysistrata, que atua no apoio e implementação de centros de capacitação da mulher em países como Congo, França, Indonésia e o próprio Brasil. O nome da ONG é tomado da primeira peça feminista pela paz registrada na história da literatura mundial. A obra foi escrita por Aristófanes (447 a 386 AC), em que a personagem Lisístrata comanda uma greve de sexo entre as mulheres de Atenas e Esparta para terminar com a Guerra do Peloponeso.
.
Não deixe de conferir!
.
FEMMES DU MONDE.
11 de maio a 11 de julho.
10h às 20h.
Oca – Parque do Ibirapuera – São Paulo.
.
.

Um comentário:

Estela M. disse...

Olá, achei muito bem elaborado seu blog, elegante e inteligente.
Vou te linkar no meu.
Bjos, Estela M.